Se você caiu nesse blog é porque provavelmente ja ouviu falar d'As Crônicas de Gelo e Fogo, mesmo que esse nome não lhe soe familiar. Você provavelmente já ouviu falar de Game of Thrones(Guerra dos Tronos em português), nome do primeiro livro e da série da HBO baseada nos livros.
As crônicas começam quando o Lorde no Norte, Eddard "Ned pros Íntimos" Stark é convocado para ser Mão do Rei - conselheiro mais fiel e blablabla - depois da morte do anterior. O Rei Robert Baratheon é seu melhor amigo, eles lutaram juntos a guerra blablabla intriga traição mistério blablabla incesto politica bastardo blablabla
Ok, o mundo em que se narra a historia é um mundo medieval, com cavaleiros; reis; mulheres tratadas como seres idiotas que só prestam pra limpar a casa e ter filhos; guerra; sanguinolência e carnificina só pelo prazer do mesmo e tudo mais. Existe aquela boa fantasia digna de contos medievais, tais como Dragões, Lobos Gigantes e até uns zumbis, mas o sobrenatural, até onde eu li, se limita a isso até agora.
Sem elfos, sem orcs, sem arvores que andam, sem hobbits...SEM HOBBITS! MORRAM FRODO E SAM, SUA DUPLA DE AFETADOS VIADINHOS! Vamos brindar, meus amigos (b)
Acho que é isso que minha professora de redação chama de fuga do tema...Onde eu estava? Ah sim, anões aqui são vistos como deformações, seres defeituosos que não deviam ter nascido...Eu sei que você acha a mesma coisa, admita. Eu to falando com você mesmo.
Em ASOIF(A Song of Ice and Fire) não existe aquele apego aos personagens, qualquer um pode acabar morrendo ou não e o autor, o senhor Alguma coisa RR Martin, disse que faz isso justamente pro leitor nunca relaxar, sempre estar ansioso pra saber o que vai acontecer e se seu favorito vai viver ou morrer...O Velho troll desgraçado faz isso com maestria.
Por falar nisso, a série nos nossos primos recentemente falidos do norte já possui 5 volumes, enquanto na antiga metrópole ja tem os 4 primeiros e na terra onde canta o sabia o terceiro, Tormenta das Espadas, sai dia 01/09/2011. Qual a relação disso com o paragrafo anterior? Martin prometeu 7 livros e já nos deu 5 desde 98, mas o problema é que ele não esta ficando nada mais jovem no processo, esta com mais de 60 anos e tem gente com medo de que ele passe dessa para uma não tão melhor antes de terminar.
Se você é um preguiçoso que não aguenta uma leitura leve, existe a série da HBO que ficou muito boa. Não tem como ficar perfeita e nem como por todos os detalhes de mais de 500 paginas em 10h de série, mas o trabalho ficou batuta.
Algumas alterações tiveram que ser feitas, como a idade de alguns personagens, mas fortemente justificáveis. Como por exemplo: Daenerys Targerian -que é um puta nome dificil de se decorar, que no livro tem 13 anos, mas na série tem mais de 20. Por que mudaram? Porque ela é dada como noiva de um troglodita selvagem de mais de 30 anos, existem mais cena de sexo entre eles do é necessário e depois ela engravida -mimimimimimi isso não é spoiler. Convenhamos que a absurda diferença de idade -que conheço gente que não acharia tão absurda - e a gravidez não ficariam legais numa série de TV. Tanto no sentido de cool como no sentido legislação.
Mais medieval que Senhor dos Anéis, mais brutal que God of War, com mais corrupção que Brasilia e com bem pouco menos putaria que o Carnaval do Rio de Janeiro, a obra de George Raymond Richard Martin -créditos ao pessoal do Google- é intrigante, fazendo-lhe ansiar pela proxima pagina -e acredite, existem muitas próximas paginas, paginas longas e letras miúdas- para saber se seu favorito vai viver ou morrer. Meu favorito ainda não morreu ^~
"Quando você joga o jogo dos tronos, ganha-lhe ou morre." Cersei Bitch Lannister
Nenhum comentário:
Postar um comentário